Na sequência da parceria realizada entre a Equação Lógica e a Merco (Monitor Empresarial de Reputación Corporativa), foi realizado o primeiro estudo MERCO em Portugal – MERCO EMPRESAS 2019
Este monitor que permite fazer o ranking das 100 empresas com melhor Reputação Corporativa do país e das 100 melhores empresas em Responsabilidade Social e Governança Corporativa, que partilhamos agora, une da experiencia metodológica de 20 anos do Merco com o conhecimento do mercado português da Equação Lógica, e oferece às companhias uma análise detalhada das forças que caracterizam a sua reputação, e que, portanto devem potenciar, bem como das fraquezas a devem fazer frente em cada stakeholder envolvido no estudo.
Especificamente, o monitor oferece uma ferramenta de apoio à gestão da reputação corporativa das empresas, servindo-lhes de apoio para a tomada de decisões empresariais e de comunicação junto de Analistas Financeiros, Jornalistas de Informação Económica, ONG’s, Sindicatos, Associações de Consumidores, Catedráticos da área da empresa (Economia e Gestão) e do Consumidor Português. Este monitor inclui ainda a análise de 4 canais digitais: Sites das Empresas, Redes Sociais, Meios digitais e influencers.
Os resultados tem sido bem recebidos pela comunidade empresarial e despertado interesse junto dos media, tendo sido criadas grandes expetativas para a próxima edição de 2020, cujo trabalho de recolha de informação se inicia este mês de Setembro.
Merco e Equação Lógica assinam acordo de colaboração para o desenvolvimento do Monitor de Reputação Merco em Portugal
A Equação Lógica, empresa Portuguesa especializada em Estudos de mercado e consultoria constituída em 2010 e a Merco (Monitor Empresarial de Reputación Corporativa) fundada em 2000, assinaram no passado mês de fevereiro um acordo de colaboração com o objetivo de realizar os estudos da Merco em Portugal.
O primeiro estudo que se fará em Portugal, e que já está em marcha, é o Merco Empresas, monitor que permite fazer o ranking das 100 empresas com melhor reputação corporativa do país, dos 100 líderes com melhor reputação e das 100 melhores empresas em responsabilidade social e governança corporativa.
Com a união da experiencia metodológica da Merco e do conhecimento do mercado português por parte da Equação Lógica, a realização do monitor em Portugal, permitirá às companhias conhecer que forças as caracterizam, e que, portanto, devem potenciar, e a que fraquezas devem fazer frente.
Especificamente, o monitor oferece uma ferramenta de apoio às empresas, servindo-lhes de apoio para a tomada de decisões empresariais.
Sobre a Merco
A Merco tem vindo desde do ano 2000 a reputação de empresas, líderes e instituições e converteu-se num dos monitores de referencia no mundo. Atualmente o monitor Merco publica-se em España, na Colômbia, na Argentina, no Chile, no Equador, no Perú, no Brasil, no México, na Bolívia, na Costa Rica e no Panamá.
A participação no Monitor de Reputação Merco não tem custo para as empresas e a sua posição no ranking depende exclusivamente do reconhecimento obtido junto dos diferentes stakeholders. Além disso, não recebe nenhum tipo de subvenção ou patrocínio, uma vez que se financia exclusivamente através da comercialização dos relatórios confidenciais a quem livremente os solicite uma vez publicados os resultados do ranking. Para reforçar a sua independência a Merco não faz consultoria.
A metodologia e os resultados do Merco, disponíveis na página web, são submetidos a um processo de revisão independente por parte da KPMG de acordo com a norma ISAE 3000, o que converte este ranking no único monitor de reputação auditado do mundo.