MARCAS QUE ESTÃO A MARCAR
A Equação Lógica realizou um estudo junto da população residente na Grande Lisboa e Grande Porto com uma amostra de 303 entrevistas representativas da população residente.
Metodologia: Qualitativa e Quantitativa
Quantitativo com recolha dia 26 de Março 2020
Objetivo: Perceber o impacto e reconhecimento do contributo das marcas para a comunidade, durante esta Pandemia do COVID 19.
Adicionalmente pretende a Equação Lógica ir além desta medição e contribuir com o ranking das medidas que mais tocaram os consumidores, identificando que medidas podem as marcas e os diferentes setores da economia desenvolver para corresponder às expetativas do consumidor.
Numa altura em que muitas marcas saíram do ar e retiraram as suas campanhas, resultado de muita incerteza ou inadequação das mensagens das suas campanhas, a Equação Lógica que apoia muitos dos seus clientes no desenvolvimento de comunicação eficaz quer, uma vez mais, ser a empresa parceira que ajuda as marcas a conseguir reativar a presença das marcas de uma forma relevante e próxima dos consumidores num momento tão exigente para todos nós.
A nossa experiência resultante do acompanhamento de inúmeras marcas e setores no desenvolvimento da sua comunicação e estratégia, leva-nos a crer que as empresas que priorizem as necessidades das pessoas sobre as da marca, terão um retorno muito positivo a médio prazo.
As marcas que agora estejam focadas no seu brand purpose e em contributos benéficos para a comunidade, estarão a potenciar um maior reconhecimento e a criar um vínculo muito especial com o consumidor.
As marcas não podem estar ausentes nesta hora. O silêncio nem sempre é uma boa estratégia.
Com um estudo e equipa integrada, pretendemos com dados qualitativos e quantitativos dar algumas destas respostas e apontar alguns caminhos.
Comunicamos já alguns dos resultados quantitativos e muito em breve teremos a complementaridade dos resultados qualitativos que permitirão compreender ainda mais profundamente as atitudes e expetativas dos consumidores num estudo único que muito em breve partilharemos convosco.
Partilhamos os principais insights e ficamos inteiramente disponíveis para partilhar mais informações.
95% dos contactos efetuados declararam que consideram importante que as marcas tenham um contributo relevante neste contexto.
Veja o Top10 das marcas que alcançaram um impacto positivo e reconhecimento junto dos consumidores no atual contexto:
Do que mais sente falta o consumidor? Como podem as marcas corresponder às expetativas dos consumidores?
-
Os consumidores sentem falta da sua liberdade, de sair, de passear, do contato com a família e amigos, do “toque”
-
Neste contexto emocional de insegurança os consumidores procuram das marcas, contributos para a nossa sociedade que variam por setor.
-
O setor bancário em geral destaca-se pela perceção de impacto negativo.
-
Com a acrescida incerteza de informação, as marcas de Media são selecionadas por critérios de credibilidade e reputação.
-
As telecomunicações têm sobre si as mais elevadas expetativas em diferentes campos de atuação, desde a disponibilização de serviços gratuitos, criação de apps/plataformas online para ajudar na gestão do dia-a-dia, como ainda na redução de sensação de isolamento com medidas que promovam a socialização à distância.
-
As marcas de produtos alimentares que neste momento podem estar mais ausentes pela incerteza sobre o que comunicar, poderão trabalhar a vertente da nutrição contribuindo com orientações de aconselhamento alimentar.
-
O consumidor espera do setor energético e setor financeiro apoios para ajudar no equilíbrio financeiro, assim como contribuir para o SNS com materiais essenciais. É no setor energético que as boas práticas a nível ambiental surgem com maior prevalência.